Skip to content

Cálculo Correios: como a cubagem impacta o preço do frete

Vende pela internet e quer entender o cálculo dos Correios para saber se está pagando um preço justo pelo frete dos seus pedidos? Você precisa saber como a cubagem é usada na precificação.

Além dos dados de CEPs de origem e destino, dimensões e peso do pacote, os Correios também usam uma fórmula baseada no peso cúbico para determinar o valor do frete.

O cálculo do peso cúbico é empregado em encomendas que pesam a partir de 10kg.

Já na precificação das cargas com peso abaixo disso, a transportadora emprega o peso real do pacote.

Em ambos os casos, é importante compreender a métrica que é um dos principais critérios que compõem a precificação de fretes: a cubagem.

Veja a seguir como funciona.

Como calcular cubagem dos Correios?

No cálculo de frete, os Correios usam a fórmula de peso cubado, composta por (C x L x A)/6.000, utilizada para medir o peso e o volume da carga.

Na prática, essa métrica serve para incluir no cálculo o peso e dimensões do pacote e também o espaço que a encomenda irá ocupar no transporte.

Confira em detalhes como funciona:

Peso cúbico = (Comprimento cm X Largura cm X Altura cm)/ 6.000

A divisão por 6.000 na fórmula representa o coeficiente definido por padrões internacionais que relaciona as dimensões do pacote e o volume ocupado pelas cargas.

Este coeficiente é recomendado pela IATA, Entidade Internacional das Empresas Aéreas, por ser o valor ideal para o transporte de cargas em aviões.

Conheça 3 formas de calcular frete dos Correios

Agora que você entendeu como funciona o cálculo Correios, vale saber também que existem três maneiras de fazer cotações de frete.

A primeira delas é simular o envio direto no site dos Correios.

Seja nas cotações pelo site ou através de dispositivos móveis você precisará ter em mãos os dados de dimensão do pacote de sua encomenda já embalada e os CEPs de origem (remetente) e de destino (destinatário).

Como fazer o Cálculo Correios no site?

Pelo computador, acesse o site dos Correios e preencha os campos solicitados para fazer a simulação do envio e consultar o preço e o prazo de entrega.

Veja como funciona:

1. Preencha o CEP de origem

Digite o CEP do remetente, ou seja, do endereço de quem irá enviar o pacote.

2. Preencha o CEP de destino

Digite o CEP do destinatário que irá receber a encomenda.

3. Escolha o tipo de serviço

Escolha a modalidade desejada para a postagem, como por exemplo: PAC (entrega normal), Sedex (entrega expressa) ou Mini Envios (entrega de pequenos pacotes), entre outros.

Se você quiser comparar os preços e prazos entre PAC e Sedex não é preciso fazer várias simulações separadas, é possível obter as informações em única simulação.

Basta marcar o campo “Comparar com todos os serviços de encomendas disponíveis”.

4. Selecione o formato da encomenda

Marque a alternativa correspondente ao formato da embalagem: Caixa/pacote para itens retangulares ou, Rolo/cilindro ou esfera, para outros formatos.

5. Selecione o tipo de embalagem

Escolha a alternativa “Embalagem dos Correios”, se for usar uma caixa vendida pelos Correios.

Já se o seu pacote for embalado com uma caixa comprada externamente, selecione a opção “Outra Embalagem”.

No segundo caso, o sistema irá abrir mais 3 campos para o preenchimento das dimensões do pacote: Altura, Largura e Comprimento. Todas medidas em centímetros (Cm).

6. Insira o peso do pacote

Inclua nesta seção o peso estimado da encomenda embalada e pronta para ser despachada.

7. Adicione os serviços opcionais

Se for do seu interesse, você pode adicionar também serviços adicionais dos Correios como Mão própria, Aviso de Recebimento (AR) e Declaração de Valor.

8. Clique em Calcular para ver o resultado

Confira o prazo de entrega para a modalidade escolhida e o preço da cotação de frete.

Cálculo Correios: como calcular frete pelo celular

Além do cálculo Correios no site, é possível fazer cotações de frete pelo celular ao baixar o aplicativo da empresa na Play Store (Android) ou na App Store (IOS).

O processo para verificar o cálculo de frete é semelhante ao apresentado na versão do site para computadores.

Ou seja, CEPs do remetente e destinatário, dados de dimensões, peso do pacote e escolha de serviços adicionais também são solicitadas nas simulações dos aplicativos para dispositivos móveis.

Cálculo Correios via app com descontos de até 80%

Outra forma de ver o cálculo Correios incluindo opções de frete barato, com valores menores do que os cobrados no balcão das agências dos Correios, é usar o app SuperFrete.

Através do app SuperFrete, que você pode baixar gratuitamente na loja de aplicativos do seu celular, você pode fazer cotações e gerar fretes com até 80% de desconto.

Além da economia, a solução que é prática e fácil de usar, oferece emissão de etiquetas e rastreamento de encomendas. Tudo em um só lugar.

Conheça o aplicativo com mais de 1,5 milhões de downloads no Google Play e App Store que é considerado o número 1 em cálculo e emissão de fretes no país.