Skip to content

Como gerar a declaração de conteúdo Correios

Além de emitir a etiqueta Correios, para enviar encomendas também é necessário anexar a nota fiscal ou a declaração de conteúdo Correios no pacote que será despachado, para que ele siga seu percurso até o destinatário com sucesso.

A declaração de conteúdo Correios é um documento fundamental para informar de forma clara e precisa o conteúdo da sua encomenda, garantindo uma entrega segura e sem contratempos.

O que é a declaração de conteúdo Correios?

A declaração de conteúdo Correios é um documento utilizado para fornecer informações sobre o conteúdo de uma encomenda que será enviada através dos serviços postais da empresa.

Trata-se de um formulário formal que descreve detalhadamente o que está sendo enviado e deve ser anexado à embalagem do pacote.

A declaração de conteúdo Correios pode substituir a nota fiscal (NF) para encomendas que não tenham fins comerciais. 

Quando é necessário declaração de conteúdo Correios?

Toda encomenda enviada pelos Correios precisa conter a declaração de conteúdo ou a nota fiscal dos produtos enviados. 

A declaração de conteúdo é exigida em algumas situações:

  • Quando se envia uma encomenda com valor declarado;
  • Quando se enviam mercadorias sujeitas a impostos;
  • Quando se envia objetos que possam ter restrições ou regulamentações específicas.

Ao enviar uma encomenda com uma declaração de conteúdo Correios anexada, você informa que os itens enviados são isentos de ICMS, o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços.

O que substitui a nota fiscal nos Correios?

Em alguns casos, é possível utilizar a declaração de conteúdo Correios mesmo em envios comerciais, ao invés da nota fiscal.

A nota fiscal é o documento utilizado para enviar pacotes pelos Correios que são de natureza comercial, informando os detalhes da venda.

Mas, quem é MEI não precisa enviar a nota fiscal fixada na embalagem da encomenda, mesmo quando há uma transação comercial, para envios para pessoas físicas. 

Nesses casos, é possível utilizar a declaração de conteúdo Correios. 

Como fazer a declaração de conteúdo?

declaracao-de-conteudo-correios

Para fazer o documento, você pode utilizar um gerador de declaração de conteúdo, usar o modelo para impressão dos próprios Correios ou até mesmo criar o seu próprio documento.

Mas, na hora de preencher a declaração, é preciso conferir se estão presentes todas as informações necessárias que, conforme o protocolo ICMS 32/01, são:

  • Denominação: o documento deve ser intitulado "Declaração de Conteúdo";
  • Informações do remetente e do destinatário: nome e endereço completo tanto do remetente quanto do destinatário, sendo o CPF opcional;
  • Especificação do conteúdo: detalhamento do conteúdo da encomenda, como descrição, quantidade e valor dos itens enviados.
  • Declaração de não mercancia: o remetente deve declarar que o conteúdo da encomenda não é objeto de transação comercial, ou seja, não se trata de mercadorias destinadas à venda. Em caso de encomendas comerciais, é necessário anexar a nota fiscal, salvo exceção de MEIs.

Como gerar a declaração de conteúdo?

É possível gerar etiqueta Correios para enviar suas encomendas de várias maneiras:

  • Levando seu pacote até uma agência dos Correios para fazer todo o processo no balcão de atendimento.
  • Por meio de um app gerador de declaração de conteúdo Correios, como o aplicativo SuperFrete, em que é possível emitir a etiqueta Correios com desconto e já gerar a declaração de conteúdo em poucos segundos pelo seu celular.

Como gerar etiqueta Correios com desconto 

É possível gerar etiqueta Correios com desconto pelo seu celular por meio do aplicativo SuperFrete e ainda gerar automaticamente a declaração de conteúdo.

A SuperFrete é uma empresa parceira oficial dos Correios que facilita o cálculo, emissão de etiquetas com desconto e rastreio de encomendas em tempo real por meio de seu aplicativo.

Gerar etiquetas dos Correios com desconto por meio do app SuperFrete é bem simples, basta você:

  1. Baixar o app SuperFrete  gratuitamente no seu celular.
  2. Depois de instalar o app, para ter acesso aos descontos, basta fazer o cálculo do frete, preenchendo as informações de remetente e destinatário, com os dados que você aprendeu acima.
  3. Com todas as informações preenchidas corretamente, é só clicar quem “Calcular frete com desconto”;
  4. Na próxima tela, você irá escolher a modalidade que mais se adequa a sua necessidade, já com os descontos aplicados e clicar em “Emitir frete com desconto” para seguir para o pagamento.

Após realizar o pagamento com desconto da etiqueta Correios, ela já estará disponível para impressão, com as informações de remetente e destinatário preenchidas.

Ah, antes do pagamento, você também pode preencher as informações da declaração de conteúdo Correios da sua encomenda e já fazer a impressão dos dois documentos juntos.